quinta-feira, 28 de abril de 2016

JAVA para assinatura de Livro Digital da JUCEMG

Ao tentar ASSINAR um Livro Digital para envio à JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais) através do www.jucemg.mg.gov.br, obtive um erro interessante o qual NÃO consta solução nos requisitos para o funcionamento do sistema da JUCEMG.

O ambiente em questão era: Windows 64bits, Firefox 46 (última versão atualmente), Java 8u91 64bits (última versão atualmente). 

O problema: ao acessar a área de assinatura utilizando o Firefox, recebo mensagens alegando que o java não está instalado ou que é preciso habilitar o plugin Java. Porém mesmo verificando no "Configurar Java" (painel de controle), constou que o java estava instalado (na versão 8u91) e também estava habilitado o conteúdo java no browser

A solução do problema: Conforme este link oficial da Mozilla, nos Windows 64, se estiver apenas com a versão 64bits instalada, o plugin não estará disponível para conteúdo java browser, pois as atuais versões do Firefox são 32bits., Sendo assim foi necessário instalar o Java 8u91 32 bits sem desinstalar a versão 64bits, pois afinal, eu tenho outras aplicações que usam a versão 64bits que é a correta.

Ao final das contas, tenho instalado agora simultaneamente:
Java 8u91 64bits (outras aplicações utilizam esta versão)
Java 8u91 32bits (Firefox utiliza esta versão)
Java 8u51 64bits (para aplicações SPED)

Agora funcionou e consegui fazer a assinatura do Livro Digital.